Skip to content

Dieta Detox: Tudo o que você precisa saber

Dieta Detox

Verão chegando e todo mundo começa logo a pesquisar dietas para emagrecer de forma saudável e rápido na internet. E uma das dietas mais buscadas este ano é a dieta detox, e hoje você vai descobrir tudo o que você precisa saber sobre essa dieta. Vale a pena lembrar que o ideal de uma dieta é que seja acompanhada por um profissional para que haja devidas orientações e cuidados, afinal de contas, sua saúde deve vir em primeiro lugar.

Sobre a dieta detox, hoje você vai ficar sabendo sobre tudo o que ela tem a oferecer, suas vantagens e desvantagens e como fazer ela de forma correta, saudável e segura.

Dieta Detox, o que é?

O principal objetivo da dieta detox é eliminar o excesso de toxinas em nosso organismo, ajudando na perca de peso e na melhoria do funcionamento do nosso organismo, proporcionando uma saúde melhor e bem estar. As principais toxinas que são eliminadas do nosso organismo através dessa dieta são: Iodo em excesso (sal), gorduras trans, gorduras saturadas, corantes, conservantes, açúcar e agrotóxicos em geral contidos em alimentos que costumamos nos alimentar no decorrer do dia.

Quando se fala na dieta detox, é bom ressaltar que existem várias formas e receitas para se fazer, mas que em geral a finalidade são sempre a mesma, fazer uma limpeza em seu organismo e auxiliar na perca de peso. Em geral, esta dieta tem uma proposta de consumo diários de 1000 calorias, além de consumir apenas líquidos nos primeiros dias.  Geralmente essa dieta é indicada para ser feita por no máximo 14 dias (duas semanas), e não é muito indicada para quem eliminar muitos quilos.

Os Principais Benefícios da Dieta Detox

O principal objetivo da dieta detox é ajudar na melhoria do funcionamento do seu organismo, eliminando diversas toxinas do seu corpo e ajudando também a reduzir a retenção líquida do seu corpo. O resultado dessa combinação é uma ótima limpeza em seu organismo e consequentemente a perca de peso.

Logo podemos destacar dois grandes benefícios dessa dieta, são eles:

1 – Limpeza de toxinas do organismo, ajudando a reduzir o excesso de agrotóxicos, gorduras saturadas e trans, sal e açúcar entre outros.

2 – Reduzir a retenção líquida do nosso corpo, o que ajuda muito na perca de peso, em geral diminuir a retenção líquida do nosso corpo faz com que a gente perca aproximadamente de 3 a 6 quilos, dependendo de organismo pode variar para mais ou para menos.

Afinal de contas, Dieta Detox emagrece?

Essa é uma dúvida que nos rondam independente da dieta, mas a resposta é SIM! Assim como toda dieta que faz com que a gente se alimente com um baixo nível de calorias diárias, com a detox não seria diferente. Mas diferente de muitas dietas, a detox faz com que seu intestino e seu estômago funcione melhor, o que acaba acelerando o processo de eliminação de peso.

Outro fator interessante no processo de eliminação de peso com essa dieta, é que nos primeiros dias, ela orienta que as pessoas se alimentem apenas com líquido, o que faz com que o processo digestivo seja mais rápido, ajudando obter resultados rápidos e até satisfatórios com pouco tempo. Mas isso não quer dizer que essa é uma dieta milagrosa, porém é possível sim ver grandes resultados através dela.

Vantagens da dieta detox

Quais as vantagens da Dieta Detox?

Podemos classificar como principal vantagem dessa dieta o estímulo por alimentações mais saudáveis e naturais, fazendo com que aumente as possibilidades da pessoa se adaptar a este tipo de alimentação em seu dia a dia, e consequentemente estender este bom hábito mesmo após a dieta.

Uma outra coisa muito bacana dessa dieta, além de eliminar as toxinas do corpo e ajudar no funcionamento do organismo, acelerar o metabolismo e ajudar na redução de retenção líquida do nosso corpo é a questão da redução de alimentos ruins, que contem corante, conservantes e outras toxinas que são altamente prejudiciais a nossa saúde.

Desvantagens da Dieta Detox

Como já falamos nesse artigo, essa dieta não é milagrosa, e possui algumas desvantagens, entre elas estão a dificuldade da adaptação dessa dieta, principalmente pela redução de consumo de calorias diárias e pelo fato de se alimentar apenas com líquido nos primeiros dias. Outro teor de desvantagem dessa dieta, são os sintomas por ela causada nos primeiros dias, como por exemplo: Dores de cabeça, fraqueza, fome em excesso e tontura.

O que também pode ser considerado uma desvantagem para essa dieta é o controle de calorias diários, como ela exige que o consumo seja de apenas 1000 calorias por dia, você precisará tomar todo cuidado possível para que não ultrapasse essa meta, por isso consumirá tempo e paciência no seu dia a dia.

Para quem trabalha fora, é recomendado que se prepare o próprio alimento, para ter certeza que está ingerindo alimentos adequados a dieta preparados da própria forma, o que pode causar uma alteração na sua rotina diária.

Como fazer a Dieta Detox

Emagrecer com dieta detox

Agora que você já conhece as principais características e informações sobre essa dieta, vamos ao que interessa, aprenda a fazer a dieta detox.

  • Primeira Fase: A primeira fase é constituída nos primeiros 3 dias. Nesse período você deverá consumir apenas alimentos líquidos, como sopas caseiras, sucos e shakes. Não são permitidos alimentos industrializados, carnes e os sucos devem ser feito da fruta natural, evite sucos de poupas de supermercado pois geralmente elas contém conservantes e outros produtos químicos. O ideal nessa primeira fase é que você se alimente de 2 em duas horas, isso fará com que você sinta menos fome e o processo inicial seja um pouco mais fácil de encarar.
  • Segunda Fase: A segunda fase é também o resto do processo da dieta, nela a dieta se torna um pouco mais fácil e você pode seguir o conteúdo dessa etapa pelos próximos dias até finalizar a dieta, lembrando que não é recomendado que se ultrapasse o prazo de 2 semanas.

Nessa etapa, também não é recomendado a prática de exercícios físicos, isso por que seu corpo estará se adaptando a nova rotina alimentícia com baixas calorias, o que pode ocasionar fraquezas. Nessa fase você também poderá incluir alguns alimentos sólidos ao seu cardápio, como por exemplo frutas e verduras orgânicas e cereais integrais. Lembre-se sempre de contabilizar a quantidade de calorias consumidas, para que não ultrapasse as 1000 calorias diárias restritas nessa dieta.

Outros alimentos permitidos nesse período são: Castanhas (consuma com moderação), peixes, ovos de preferência caipiras e cozidos, abacate (consumir com moderação também), linhaça, chia, azeite, cacau em pó, mel, sal marinho, leite vegetal, vinagre e ervas frescas.

Tenha como restrição nessa dieta os seguintes alimentos: Alimentos processados, gorduras trans e saturadas, frituras, açúcar, sal, refrigerante, farinha, arroz, feijão, bebidas alcoólicas qualquer tipo de alimento industrializado, com exceção do adoçante de estévia.

Uma outra dica interessante caso você esteja interessado em fazer a dieta detox é procurar uma nutricionista e pedir que ela faça o seu acompanhamento, preparando cardápios especializados para quem vai praticar essa dieta.

E você, já conhece a dieta detox? já fez? Conte-nos sobre a sua experiência deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *